Turmalina Negra: significado, propriedades e cuidados a ter
Cor: Preto opaca, quando polida pode ter brilho vítreo subtil
Locais onde se encontra: Está presente em várias partes do mundo, com alguns dos maiores depósitos no Brasil, África (Namíbia, Moçambique, Madagáscar), Paquistão, Sri Lanka e Estados Unidos.
Chakra: Raiz
Signo: Capricórnio
Propriedades: Proteção, Ancoramento, Purificação, Estabilidade, Equilíbrio, Segurança
Com uma dureza de 7 – 7.5. na escala de Mohs, pertence à família mineralógica chamada Grupo das Turmalinas. Formasse lentamente, a temperaturas elevadas em ambientes ricos em boro e ferro, que lhe confere a coloração negra.
Origem do nome
O nome Turmalina vem da palavra cingalesa “turamali”, que significa “pedra com muitas cores“.
Isto porque, apesar de a mais conhecida e abundante ser a negra, podemos encontrar a turmalina numa variedade de cores
Entre elas, destacam-se a Turmalina Incolor (Achroíta), a Turmalina Azul (Indicolita), a Turmalina Amarela (Canária), a Turmalina Rosa (Rubelita), a Turmalina Verde (Verdelita), e Turmalina Melancia, que é uma combinação da verde e da rosa.
Além disso, a Turmalina Negra também pode ser chamada de Schorl, termo que vem do alemão e é usado desde o século XV para designar esta variedade de turmalina.
A mais provável explicação para a origem deste nome, tem origem numa aldeia chamada Schorlau, na Saxónia (Alemanha), onde a turmalina negra era extraída juntamente com o estanho.
Acredita-se que os mineiros começaram a chamar-lhe “schorl” e que o nome acabou por se espalhar. No entanto, atualmente, este nome é normalmente mais utilizado para distinguir a turmalina negra normal da cristalizada.
A Turmalina Negra ao longo da História
A turmalina negra é usada desde a Antiguidade como pedra de proteção. No entanto, as pessoas confundiam (e ainda confundem hoje em dia) a turmalina negra com outras pedras negras, tal como o ónix por exemplo.
Assim sendo, há relatos em que não nos é possível confirmar se estariam a mencionar a turmalina negra em específico ou qualquer outra pedra preta.
Ainda assim, ela era usada como escudo protetor, acreditando-se que mantinha afastados demónios, espíritos malignos e energias negativas.
Na Índia, textos antigos de litoterapia, mencionam cristais semelhantes à turmalina negra como pedras de purificação energética.
Na Europa, durante a Idade Média era moída em pó e depois utilizada para criar elixires medicinais, sendo uma prática comum na época.
Além disso, os mineiros usavam-na como amuleto protetor, acreditando que os protegia contra acidentes subterrâneos e más influências.
Mais tarde, no século XIX, quando se começou a formar a Litoterapia como a conhecemos hoje, a Turmalina Negra ganhou popularidade como pedra de proteção psíquica e de enraizamento.
Escritos esotéricos e ocultistas da época descreviam-na como um cristal que “absorve o mal” e protege contra feitiços e inveja.
É interessante notar que ao longo da história, nos vários povos onde esteve presente e independentemente das suas crenças religiosas, ela sempre foi apreciada pelas suas propriedades de proteção contra energias negativas.
Propriedades da Turmalina Negra
Como já vimos, elas é considerada uma das pedras de proteção mais poderosas, e é geralmente por isso que as pessoas a conhecem melhor.
Além disso, ela também é uma ótima pedra de ancoramento, ajudando-nos a manter os pés assentes no chão.
A sua vibração ancorante, é também benéfica para pessoas sensíveis e que necessitem apoio e estrutura. Confere uma sensação de segurança e equilíbrio.
Provavelmente já ouviu dizer que a Turmalina Negra é uma “esponja” ou um “filtro”, isto porque ela absorve a energia negativa à nossa volta. Desse modo, permite-nos não ficar tão suscetíveis a energias negativas, más influências e ataques psíquicos.
É especialmente útil para quando temos de estar em ambientes com muitas pessoas, ou com uma energia pesada.
Por fim, é também, sem dúvida, uma pedra fundamental para proteger o nosso lar.
Como utilizar a Turmalina Negra para proteção energética
Existem várias formas de usar cristais no nosso dia a dia.
No caso da Turmalina Negra, pode utilizá-la tanto para proteção pessoal como de um espaço
No caso da proteção pessoal, a melhor maneira de beneficiar das suas propriedades energéticas é manter sempre este cristal consigo, o mais próximo possível do corpo.
Pode utilizá-la numa pulseira, num colar ou simplesmente trazer consigo um cristal no bolso.
Caso a intenção seja a proteção da sua casa, um local de trabalho ou qualquer outro espaço, então pode utilizar a turmalina negra para esse efeito da seguinte forma:
- Coloque um cristal maior na zona de entrada do espaço que deseja proteger;
- Coloque uma turmalina por trás da porta de entrada, de casa ou da divisão onde permanece mais tempo;
- Com 4 turmalinas, coloque uma em cada canto da casa, ou de uma divisão, para assim criar um campo protetor.
Combinações de Turmalina Negra com outros cristais
Quartzo Turmalinado
Tal como o próprio nome sugere, o Quartzo Turmalinado é a combinação natural de Quartzo e Turmalina Negra.
O resultado, é um cristal com veios ou agulhas pretas suspensas numa matriz de quartzo, criando assim padrões únicos.
Este cristal tem as mesmas propriedades energéticas da turmalina negra que são amplificadas pelo quartzo.
É uma pedra especialmente benéfica para as pessoas que absorvem a energia dos outros com facilidade, pois ajuda-nos a proteger e fortalecer o nosso campo energético.
É também uma ótima pedra de ancoramento e que ajuda a dissolver padrões repetitivos negativos.
Cuidados a ter com a Turmalina Negra
A Turmalina Negra tem uma dureza de 7 a 7.5 na escala de Mohs, cujo máximo é 10. Isso torna-a um cristal relativamente resistente, mas que ainda assim pode partir em caso de quedas ou choques mais fortes.
Pode e deve ser limpa energeticamente com alguma frequência, já que é um cristal de proteção e está constantemente a absorver e transmutar energias negativas.
Pode ser limpa energeticamente com a maioria dos métodos, incluindo água, desde que não fique submersa durante longos períodos, pois pode conter inclusões ou fissuras que se fragilizam.
Em relação à energização, pode ser feita com luz solar, mas por curtos períodos de tempo. Exposições prolongadas ao sol direto podem alterar o seu brilho e resistência.
Mesmo com limpeza frequente, não é incomum que a Turmalina Negra se parta quando cumpre o seu papel.
Nestes casos, confie sempre na sua intuição: se sentir que o cristal ainda pode ser usado, pode fazê-lo.
Mas se tiver ficado demasiado fragmentado, com pontas afiadas, ou sentir que a sua missão terminou, pode devolvê-lo à Natureza com gratidão.
Por fim, se quiser ler mais sobre a limpeza energética e energização dos cristais, leia este post.



