Pirite

pirite blog mohs cristais
Pirite em Bruto

Cor: Dourado Metálico

Locais onde se encontra: Está presente em várias partes do mundo, com alguns dos maiores depósitos em Itália, Espanha, Estados Unidos, Cazaquistão, PeruChina. Pode também  ser encontrada em Portugal, por exemplo, nas minas da Panasqueira.

Chakra: Plexo Solar

Signo: Leão

Propriedades: Abundância, Prosperidade, Força, Proteção, Motivação

Com uma dureza de 6 – 6.5 na escala de Mohs, pertence à família dos Sulfuretos e forma-se em depósitos ricos em enxofre e ferro. A elevada temperatura, pressão e processos microbianos, levam a que esses componentes cristalizem e formem a Pirite como a conhecemos.

O seu nome deriva do grego Pyr que significa Fogo, daí esta pedra ser bastante associada ao sol, à energia que este transmite e ao chakra do plexo solar.

Pirite ao longo da História

Embora os gregos já conhecessem e utilizassem o Pyr, acredita-se que esse termo servisse para descrever qualquer pedra que, ao ser batida contra metal ou outra superfície dura, produzisse faíscas suficientes para iniciar um fogo. Ou seja, qualquer mineral com essa propriedade poderia receber essa designação.

Outras civilizações antigas, tal como os incas e egípcios, também valorizavam esta pedra não apenas pela sua beleza, mas também pelas suas propriedades mágicas e protetoras. 

pirite bruto mini 2
Pirite em Bruto
pirite rolada
Pirite Rolada

Os incas usavam a pirite polida como espelho.

Na Tailândia, cubos de pirite, chamados de Khaw Dtok Pra Ruang, são utilizados como amuletos de proteção contra doenças e para atrair prosperidade.

Durante a época Vitoriana, artesãos criavam joalharia e objetos decorativos com pirite.

No Egito Antigo, era usada para fabricar artefatos de proteção destinados à passagem para o além. Adicionalmente, acredita-se que Cleópatra aplicava pirite na maquilhagem, utilizando sombra de olhos azul misturada com flocos dourados deste mineral, extraído do lápis-lazúli. Como trituravam este último para fabricar a maquilhagem rudimentar, a pirite também acabava por estar presente.

A título de curiosidade, a presença de flocos de pirite é um bom indicador para conseguir distinguir lápis-lazúli natural de falsificações ou outros minerais similares, como por exemplo a Sodalite. Se quiser ler mais sobre o lápis-lazúli, veja este post.

Ouro dos Tolos

Com a Corrida do Ouro na Califórnia entre 1848–1855, cerca de 300.000 pessoas deixaram para trás as suas casas na esperança de encontrar ouro, assim como acontecera em Sutter’s Mill.

Muitas dessas pessoas não tinham qualquer conhecimento sobre minerais, e a única coisa que sabiam era que o ouro tinha uma coloração dourada metálica. Por essa razão, por vezes as pessoas confundiam a pirite com ouro, o que deu origem à expressão “ouro dos tolos”, pois nem tudo o que brilha é ouro.

No entanto, apesar da sua aparência em estado bruto poder enganar olhos inexperientes, o ouro é um metal “mole” e maleável, com uma dureza de 2.5 na escala de Mohs. Em contraste, a pirite, com uma dureza de 6 – 6.5, é uma pedra dura mas, ao mesmo tempo, frágil.

Propriedades da Pirite

A Pirite é uma pedra de proteção, força e abundância.

É provavelmente a pedra mais conhecida e utilizada para manifestar riqueza, abundância e prosperidade.

Está ligada ao chakra do plexo solar e ajuda a aumentar a nossa confiança.

A luz que esta pedra emite ajuda em casos de perda de motivação e tédio, conferindo a força necessária para transmutar a energia estagnada e conseguir alcançar os seus objetivos.

O seu poder de proteção, juntamente com a sua capacidade de manifestar riqueza tornam-na numa pedra perfeita para ter em casa não só para atrair abundância para o nosso lar, mas também proteger o espaço energeticamente.

Cuidados a ter

pirite cubica
Formação de Pirite Cúbica

Apesar da sua aparente resistência, com uma dureza entre 6 – 6.5 na escala de Mohs, é com a nossa composição que nos devemos preocupar.

A Pirite não deve estar em contacto com a água, pois para além de poder enferrujar, devido ao ferro na sua composição, ao ficar danificada ela também liberta substâncias tóxicas, e o enxofre na sua composição pode levar a formação de ácido sulfúrico.

Para limpar energeticamente esta pedra, deve-se evitar métodos com água, recorrendo, por exemplo, à defumação.

Quanto à energização, pode-se utilizar qualquer método. Sendo resistente ao sol, a pirite pode permanecer sob luz solar direta, mas não por períodos prolongados, pois, assim como qualquer metal, aquece consideravelmente. Esse aquecimento pode não só danificar a pedra, como também afetar a superfície onde se encontra.

Por fim, se quiser ler mais sobre a limpeza energética e energização dos cristais, leia este post. 

Veja aqui a nossa seleção de pirite

Poderá também gostar de:

Shopping Cart
0