Amazonite
Cor: Entre o verde e o azul esverdeado, com veios esbranquiçados
Locais onde é encontrada: Brasil, Índia, Namíbia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Moçambique, Madagascar, Áustria, entre outros
Signo: Virgem
Propriedades: Calma, Criatividade, Comunicação
Apesar de já ter sido conhecida por outros nomes, como Pedra da Coragem ou Pedra da Verdade, foi em 1847, graças ao mineralogista August Breithaupt, que recebeu o nome que reconhecemos até aos dias de hoje, Amazonite.
Origem do nome e o seu uso ao longo da História
Acredita-se que este lhe nome foi atribuído, pois nessa mesma altura, tinham sido descobertos no Brasil depósitos de Amazonite marcados pela sua cor verde azulada, que fazia lembrar os tons do Rio Amazonas e da Floresta Amazônica.
A princípio, acreditava-se de que esta pedra provinha do próprio Rio Amazonas e zonas circundantes, contudo, estudos recentes provam que não existe evidência de depósitos desta pedra nessa região.
Ainda assim, existe uma outra possível origem para o nome desta pedra. As Amazonas, um mítico grupo de mulheres guerreiras que segundo a lenda, utilizavam escudos adornados de Amazonite para proteção.
O uso da Amazonite consegue-se datar até onde existem registos da Humanidade, sendo a sua utilização mais antiga atribuída aos Sumérios, em 16.000 AC.
No Egipto Antigo, esta pedra era também bastante valorizada e devido à sua composição, era possível ser lapidada para diversos tipos de adornos, amuletos e joias.
No tumulo de Tutancâmon, foi encontrado um anel de escaravelho feito desta pedra.
Existem também registos de tablets de Amazonite esculpidos com ritos funerários e alguns capítulos do livro dos mortos.
Propriedades da Amazonite
A Amazonite é uma pedra de calma, harmonia e proteção. Pode ser utilizada ao nível do chakra da garganta ou do coração.
Ajuda-nos a encontrar as palavras certas para expressar determinados sentimentos e como está ligado a ambos os chakras, ajuda-nos então a comunicar os desejos do nosso coração.
É também considerada um talismã para pessoas criativas, pois ajuda-nos a transmitir as nossas emoções através da arte.
Funciona como um filtro e é portanto ótima para nos proteger do stress geopático e poluição eletromagnética. Ao nível da mente, ajuda a filtrar toda a informação com que somos bombardeados no dia-a-dia e permite-nos utilizar tanto o intelecto com a intuição para tirar as nossas próprias conclusões.
Liga o corpo mental, físico e espiritual, e na hora de analisar uma situação ou uma ideia nova, ela permite-nos ver os diferentes pontos de vista e analisar a questão sob várias perspectivas.
Como limpar e energizar a Amazonite
A Amazonite tem uma dureza entre 6 e 6.5 na escala de Mohs, portanto é uma pedra relativamente resistente.
Pode ser limpa com qualquer método de limpeza que não necessite de a submergir em água.
Nesse sentido, e apesar de ser uma pedra resistente à água, e que pode ser molhada, a exposição prolongada e a água salgada, não são recomendadas.
Uma vez que isso poderá levar à deterioração da pedra ao longo do tempo, podendo perder brilho, cor e até mesmo ficar frágil ao ponto de partir.
Uma vez que também é uma pedra resistente ao sol, a sua energização pode ser feita tanto ao sol ou à lua.
Por fim, se quiser ler mais sobre a limpeza energética e energização dos cristais, leia este post.



